A CÂMERA INQUIETA

View Original

PERU | BOLETO TURÍSTICO: SEU PASSAPORTE PARA O VALE SAGRADO

Um bilhete obrigatório para visitar os principais museus, monumentos e ruínas no Vale Sagrado dos Incas, no Peru, leia aqui o que inclui, onde comprar e como usar o Boleto Turístico de Cusco.



Tempo de leitura: 6 minutos

O Boleto Turístico de Cusco é um bilhete pessoal e intransferível necessário para ter acesso temporário a áreas, monumentos arqueológicos, museus e locais históricos que fazem parte do patrimônio cultural do Peru. Os destinos abrangidos fazem parte dos circuitos ou corredores turísticos localizados dentro da circunscrição territorial do departamento de Cusco.


O QUE É O BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

Normalmente, quando você visita pontos turísticos, pode comprar os ingressos individuais no local. Isso não se aplica a alguns dos maiores sítios arqueológicos e museus da região de Cusco. Visitar as atrações do Vale Sagrado requer um planejamento diferente.

Para ter acesso a vários locais, como as ruínas de Saqsayhuaman e Ollantaytambo, é necessário comprar com antecedência o boleto turístico, um bilhete individual que serve como um passaporte. A visita a estes locais não é permitida sem um bilhete válido. Bilhetes de entrada individuais para as atrações turísticas incluídas no boleto turístico não estão disponíveis para venda.

O dinheiro arrecadado com as vendas é utilizado para conservar as atrações e os sítios arqueológicos, portanto essa é uma ótima maneira de apoiar os esforços de preservação do país.

Na entrada, o bilhete é perfurado no espaço reservado para cada atração, impossibilitando o reingresso.

Não é possível visitar as principais atrações do Vale Sagrado sem comprar um dos diversos tipos de bilhetes oferecidos pelo Ministério da Cultura do Peru. Veja abaixo qual é a melhor opção dependendo do seu tempo e de seus interesses.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

Esta é a lista completa das atrações turísticas incluídas no Boleto Turístico. A lista varia dependendo do tipo de bilhete que você comprar.  

Ruínas de Cusco | Saqsayhuaman, Q’enqo, Puka Pukara, Tambomachay

Ruínas do Vale Sagrado | Pisaq, Ollantaytambo, Moray, Chinchero, Tipón, Piquillacta

Museus e monumentos | Museu de Arte Popular, Museu de Qorikancha, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Contemporânea, Monumento a Pachacuti, Centro Qosqo de Arte Nativo

O QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO NO BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

Apesar de dar acesso a importantes atrações turísticas do Vale Sagrado, o Boleto Turístico não inclui a entrada para outros locais de destaque, entre eles: Machu Picchu, Minas de Sal de Maras, Catedral de Cusco e Montanha do Arco-íris. Estes e outros importantes locais e museus de Cusco requerem o pagamento de uma taxa de admissão separada.


ONDE COMPRAR O BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

A compra pode ser feita diretamente em qualquer um dos locais de visitação descritos acima (com exceção do Museu de Arte Contemporânea e do Monumento a Pachacuti) ou na COSITUC, no balcão central das Galerías Turísticas - Av. El Sol 103, em Cusco. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30. O pagamento é feito em dinheiro na moeda local.

O site oficial não vende o bilhete pela internet, mas se você não quiser ficar na fila para comprá-lo no escritório em Cusco ou em um dos locais de visitação incluídos, pode comprá-lo com antecedência aqui e o bilhete será entregue no hotel onde você estará hospedado. 


QUANTO CUSTA O BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

O preço varia de acordo com o tipo de bilhete que você escolher. Leve em conta o tempo que você tiver disponível. O bilhete é dividido em três circuitos:

Circuito 1 | Parque Arqueológico de Saqsayhuaman, Q’enqo, Puka Pukara e Tambomachay, todos nos arredores de Cusco.

Circuito 2 | Museu do sítio arqueológico de Qorikancha, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Contemporânea, Monumento a Pachacuti, Museu de Arte Popular, Centro Qosqo de Arte Nativo, Parque Arqueológico de Tipón e Parque Arqueológico de Piquillacta.

Circuito 3 | Parque Arqueológico de Ollantaytambo, Parque Arqueológico de Pisac, Parque Arqueológico de Chinchero e Parque Arqueológico de Moray.


BOLETO INTEGRAL

  • Inclui os três circuitos

  • Validade de 10 dias

  • S/ 130

  • S/ 70 para estudantes (menores de 25 anos mediante apresentação de passaporte e identidade estudantil)

  • S/ 70 para crianças de 10 a 17 anos (mediante apresentação de documento de identidade)

  • Gratuito para crianças menores de 9 anos

BOLETO PARCIAL 1

  • Limitado ao Circuito 1

  • Validade de 1 dia

  • S/ 70

BOLETO PARCIAL 2 OU 3

  • Limitado ao Circuito 2 ou 3

  • Validade de 2 dias

  • S/ 70

Não perca o bilhete, pois é preciso apresentá-lo em todos os locais visitados e não há reposição. Se perdê-lo, você precisará comprar outro pelo preço integral.


O BOLETO TURÍSTICO INCLUI SERVIÇO DE GUIA?

Não. O bilhete apenas dá o direito de acesso temporário a todos os locais nele mencionados.


AS EXCURSÕES DE EMPRESAS PRIVADAS INCLUEM O BOLETO TURÍSTICO?

Não. Os preços dos passeios oferecidos por empresas privadas não incluem o preço do boleto turístico. É possível comprá-lo no dia do passeio, mas sugerimos que você faça a compra com antecedência para evitar atrasos durante uma excursão em grupo


POSSO USAR O BOLETO TURÍSTICO DE OUTRA PESSOA?

Não. O bilhete leva o nome da pessoa que o comprou, portanto, não pode ser doado, transferido ou vendido. Além disso, é também necessário apresentar um documento de identidade junto com o bilhete.


É POSSÍVEL CONHECER O VALE SAGRADO SEM COMPRAR O BOLETO TURÍSTICO?

Para realmente conhecer o Vale Sagrado, não há como evitar a compra do Boleto Turístico. O sistema foi concebido para facilitar a visita aos pontos turísticos, centralizar a administração dos recursos e gerar uma fonte de renda certa para a conservação dos sítios arqueológicos.

Para a maioria das pessoas, a opção mais conveniente e econômica é comprar o Boleto Turístico Integral, que abrange os três circuitos.

É um custo inevitável e essencial, mas planeje com antecedência para garantir a melhor opção para o seu itinerário e orçamento.

Com base em nossa experiência, você precisará de pelo menos dois dias para visitar Ollantaytambo, Pisac, Chinchero e Moray e um dia adicional para visitar as ruínas próximas de Cusco. Isso quer dizer que precisará comprar pelo menos os bilhetes dos circuitos 1 e 3, cujo total é superior ao preço do Boleto Turístico Integral. É possível concluir os três circuitos em quatro dias. O circuito 2 por conta própria e as ruínas de Cusco e do Vale Sagrado contratando os serviços de um táxi ou de uma operadora de turismo.

No entanto, se o seu orçamento for limitado ou você quiser visitar apenas uma seleção específica de locais, um dos ingressos parciais pode ser suficiente. Não deixe de planejar bem seu tempo. Calcule o que é possível fazer e considere o que você não quer deixar de conhecer. Compre em seguida o boleto turístico que atenda às suas necessidades e que permita agendar as visitas aos locais de seu interesse nos horários em que estão abertos ao público.


LEIA MAIS | MACHU PICCHU: A CIDADE PERDIDA À ESPERA DE SER DESCOBERTA