PERU | BOLETO TURÍSTICO: SEU PASSAPORTE PARA O VALE SAGRADO

Grande mural da história de Cusco, considerado o maior mural da América Latina, criado pelo artista peruano Juan Bravo Vizcarra.
 

Um bilhete obrigatório para visitar os principais museus, monumentos e ruínas no Vale Sagrado dos Incas, no Peru, leia aqui o que inclui, onde comprar e como usar o Boleto Turístico de Cusco.



 

Tempo de leitura: 6 minutos

O Boleto Turístico de Cusco é um bilhete pessoal e intransferível necessário para ter acesso temporário a áreas, monumentos arqueológicos, museus e locais históricos que fazem parte do patrimônio cultural do Peru. Os destinos abrangidos fazem parte dos circuitos ou corredores turísticos localizados dentro da circunscrição territorial do departamento de Cusco.

Mulher caminhando em terraços agrícolas das ruínas de Ollantaytambo

INSTANTÂNEO

>> Essencial para conhecer o Vale Sagrado dos Incas

>> Bilhete individual intransferível, desconto para estudantes

>> Vendido no escritório da COSITUC em Cusco ou por operadoras de turismo

>> Inclui museus, monumentos e ruínas de Cusco e do Vale Sagrado

>> Disponível para o circuito turístico completo ou parcial

>> Validade limitada


O QUE É O BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

Normalmente, quando você visita pontos turísticos, pode comprar os ingressos individuais no local. Isso não se aplica a alguns dos maiores sítios arqueológicos e museus da região de Cusco. Visitar as atrações do Vale Sagrado requer um planejamento diferente.

Para ter acesso a vários locais, como as ruínas de Saqsayhuaman e Ollantaytambo, é necessário comprar com antecedência o boleto turístico, um bilhete individual que serve como um passaporte. A visita a estes locais não é permitida sem um bilhete válido. Bilhetes de entrada individuais para as atrações turísticas incluídas no boleto turístico não estão disponíveis para venda.

O dinheiro arrecadado com as vendas é utilizado para conservar as atrações e os sítios arqueológicos, portanto essa é uma ótima maneira de apoiar os esforços de preservação do país.

Na entrada, o bilhete é perfurado no espaço reservado para cada atração, impossibilitando o reingresso.

Não é possível visitar as principais atrações do Vale Sagrado sem comprar um dos diversos tipos de bilhetes oferecidos pelo Ministério da Cultura do Peru. Veja abaixo qual é a melhor opção dependendo do seu tempo e de seus interesses.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

Esta é a lista completa das atrações turísticas incluídas no Boleto Turístico. A lista varia dependendo do tipo de bilhete que você comprar.  

Ruínas de Cusco | Saqsayhuaman, Q’enqo, Puka Pukara, Tambomachay

Ruínas do Vale Sagrado | Pisaq, Ollantaytambo, Moray, Chinchero, Tipón, Piquillacta

Museus e monumentos | Museu de Arte Popular, Museu de Qorikancha, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Contemporânea, Monumento a Pachacuti, Centro Qosqo de Arte Nativo

Duas mulheres quechua caminhando nas ruínas da fortaleza de Ollantaytambo, Peru

O QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO NO BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

Apesar de dar acesso a importantes atrações turísticas do Vale Sagrado, o Boleto Turístico não inclui a entrada para outros locais de destaque, entre eles: Machu Picchu, Minas de Sal de Maras, Catedral de Cusco e Montanha do Arco-íris. Estes e outros importantes locais e museus de Cusco requerem o pagamento de uma taxa de admissão separada.


ONDE COMPRAR O BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

A compra pode ser feita diretamente em qualquer um dos locais de visitação descritos acima (com exceção do Museu de Arte Contemporânea e do Monumento a Pachacuti) ou na COSITUC, no balcão central das Galerías Turísticas - Av. El Sol 103, em Cusco. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30. O pagamento é feito em dinheiro na moeda local.

O site oficial não vende o bilhete pela internet, mas se você não quiser ficar na fila para comprá-lo no escritório em Cusco ou em um dos locais de visitação incluídos, pode comprá-lo com antecedência aqui e o bilhete será entregue no hotel onde você estará hospedado. 

Construção espanhola sobre as ruínas incas de Chinchero, Vale Sagrado de Cusco
Turista passeia pelas ruínas de Q’enco no Vale Sagrado de Cusco, Peru


QUANTO CUSTA O BOLETO TURÍSTICO DE CUSCO

O preço varia de acordo com o tipo de bilhete que você escolher. Leve em conta o tempo que você tiver disponível. O bilhete é dividido em três circuitos:

Circuito 1 | Parque Arqueológico de Saqsayhuaman, Q’enqo, Puka Pukara e Tambomachay, todos nos arredores de Cusco.

Circuito 2 | Museu do sítio arqueológico de Qorikancha, Museu Histórico Regional, Museu de Arte Contemporânea, Monumento a Pachacuti, Museu de Arte Popular, Centro Qosqo de Arte Nativo, Parque Arqueológico de Tipón e Parque Arqueológico de Piquillacta.

Circuito 3 | Parque Arqueológico de Ollantaytambo, Parque Arqueológico de Pisac, Parque Arqueológico de Chinchero e Parque Arqueológico de Moray.


BOLETO INTEGRAL

  • Inclui os três circuitos

  • Validade de 10 dias

  • S/ 130

  • S/ 70 para estudantes (menores de 25 anos mediante apresentação de passaporte e identidade estudantil)

  • S/ 70 para crianças de 10 a 17 anos (mediante apresentação de documento de identidade)

  • Gratuito para crianças menores de 9 anos

BOLETO PARCIAL 1

  • Limitado ao Circuito 1

  • Validade de 1 dia

  • S/ 70

BOLETO PARCIAL 2 OU 3

  • Limitado ao Circuito 2 ou 3

  • Validade de 2 dias

  • S/ 70

Não perca o bilhete, pois é preciso apresentá-lo em todos os locais visitados e não há reposição. Se perdê-lo, você precisará comprar outro pelo preço integral.

Ruínas de Pisac com terraços agrícolas no Vale Sagrado de Cusco
Trilha e portal inca nas ruínas de Pisac, Vale Sagrado de Cusco, Peru


O BOLETO TURÍSTICO INCLUI SERVIÇO DE GUIA?

Não. O bilhete apenas dá o direito de acesso temporário a todos os locais nele mencionados.


AS EXCURSÕES DE EMPRESAS PRIVADAS INCLUEM O BOLETO TURÍSTICO?

Não. Os preços dos passeios oferecidos por empresas privadas não incluem o preço do boleto turístico. É possível comprá-lo no dia do passeio, mas sugerimos que você faça a compra com antecedência para evitar atrasos durante uma excursão em grupo


POSSO USAR O BOLETO TURÍSTICO DE OUTRA PESSOA?

Não. O bilhete leva o nome da pessoa que o comprou, portanto, não pode ser doado, transferido ou vendido. Além disso, é também necessário apresentar um documento de identidade junto com o bilhete.


É POSSÍVEL CONHECER O VALE SAGRADO SEM COMPRAR O BOLETO TURÍSTICO?

Para realmente conhecer o Vale Sagrado, não há como evitar a compra do Boleto Turístico. O sistema foi concebido para facilitar a visita aos pontos turísticos, centralizar a administração dos recursos e gerar uma fonte de renda certa para a conservação dos sítios arqueológicos.

Para a maioria das pessoas, a opção mais conveniente e econômica é comprar o Boleto Turístico Integral, que abrange os três circuitos.

É um custo inevitável e essencial, mas planeje com antecedência para garantir a melhor opção para o seu itinerário e orçamento.

Com base em nossa experiência, você precisará de pelo menos dois dias para visitar Ollantaytambo, Pisac, Chinchero e Moray e um dia adicional para visitar as ruínas próximas de Cusco. Isso quer dizer que precisará comprar pelo menos os bilhetes dos circuitos 1 e 3, cujo total é superior ao preço do Boleto Turístico Integral. É possível concluir os três circuitos em quatro dias. O circuito 2 por conta própria e as ruínas de Cusco e do Vale Sagrado contratando os serviços de um táxi ou de uma operadora de turismo.

No entanto, se o seu orçamento for limitado ou você quiser visitar apenas uma seleção específica de locais, um dos ingressos parciais pode ser suficiente. Não deixe de planejar bem seu tempo. Calcule o que é possível fazer e considere o que você não quer deixar de conhecer. Compre em seguida o boleto turístico que atenda às suas necessidades e que permita agendar as visitas aos locais de seu interesse nos horários em que estão abertos ao público.



 
 
Anterior
Anterior

PERU | GUIA COMPLETO PARA VISITAR OLLANTAYTAMBO

Próximo
Próximo

PERU | MACHU PICCHU: A CIDADE PERDIDA À ESPERA DE SER DESCOBERTA